quinta-feira, dezembro 13, 2007

Balancete

Já me rendi à mania dos balanços de final de ano, confesso...

Há uns dias, dei por mim a pensar como as coisas têm vindo a mudar no Tropical.
(Já nem falo dos preços, que essa já é uma batalha perdida: é aproveitar enquanto não decidem aumentar a cerveja!)
Temos novo empregado, o Carlos, ou CC e a quem já ouvi tratar pelo nome de um jogador da bola - Cissé. Temos placards na parede. Temos horários fixos e cada vez mais rígidos...
Mas, para mim, o grande sinal de mudança e a maior vitória do staff do nosso Café foi a recente assinatura de contratos de trabalho com o Inglês. Acabaram-se os recibos verdes, o trabalho precário, as comissões, os despedimentos e sucessivas readmissões dos mesmos funcionários de sempre! Com pagamento de Segurança Social, subsídio de férias e de Natal, tudo a que têm direito. Digo eu, em muito boa hora!

Mas 2008 já anuncia novos desafios.
O primeiro, já a partir de 1 de Janeiro: os estabelecimentos vão ter que decidir se se destinarão a fumadores ou a não-fumadores. As últimas informações que temos é que o Tropical vai continuar a permitir o vício, enquanto que os vizinhos do lado, uma vez que servem refeições, terão que proibir o fumo.
E, pergunto eu, será que vamos ter um sistema de exaustão suficientemente eficaz de forma a que as portas do "frigorífico" (as da rua) se mantenham fechadas? Ou vamos todos sufocar ou intoxicar até ao limite? Será que é desta que as tribos se misturam de vez?

E vós? Têm perguntas, considerações, comentários?
Faltam pouco mais de 15 dias para o final de 2007. Podemos começar já a despedir-nos, não?

2 comentários:

Anónimo disse...

Então um bom final de 2007 para vocês todos e umas boas entradas para 2008.

Aqui deste lado vai ficar um ar mais saudável para se respirar a partir de Janeiro...

XAyiDe disse...

Medo, muito medo.. o Tropical já é um fumeiro a partir da meia-noite... Acho que em Janeiro haverá duas facções: uma dos "fechem-a-porta-não-somos-iogurtes" e outra dos "abram-a-porta-não-somos-chouriços".